Há quem diga que o ano só começa agora, depois do carnaval. Mesmo assim muitos profissionais não voltam ao trabalho com a carga total de sua bateria: até começar a funcionar perfeitamente, leva um tempo, às vezes precisa de um empurrãozinho, e algumas pessoas acabam deixando essa revisão para depois do próximo feriadão.
Para ajudar você a entrar com o pé direito, retomando suas atividades, separamos algumas dicas valiosas que podem ajudar e muito, seu desempenho profissional e pessoal, após esse período de calmaria. Mas vale começar logo para contagiar aquele seu colega que ainda está um tanto desmotivado, desanimado…
Se você está há algum tempo desempenhando as mesmas tarefas, ocupando o mesmo cargo ou na mesma empresa sem muitas mudanças, é possível que o entusiasmo do início tenha caído em função da rotina.
Veja essas dicas para encontrar novas motivações.
1 – Estabeleça um objetivo de trabalho atraente, desafiante e preciso. Você deve impor a si mesmo uma certa dificuldade, mas a meta estabelecida não deve ser impossível. Ou seja, estabeleça um objetivo que seja interessante pessoal e profissionalmente e ao mesmo tempo possível de ser atingido com o esforço adequado.
2 – Planeje uma estratégia e estabeleça uma data para atingir o seu objetivo, a médio prazo. Não é aconselhável se impor metas imediatas, já que você não terá tempo suficiente para absorver a sua nova atitude motivadora. O prazo também não deve ser longo demais, para não desestimular.
3 – Estabeleça indicadores concretos para avaliar o seu grau de cumprimento. A motivação varia de acordo com o dia e depende das circunstâncias. Para ajudar a avaliar as suas conquistas, avalie também como você se sente. Mas também aprenda a observar indicadores externos, menos sutis e mais objetivos.
4 – Fortaleça a confiança em si mesmo e nas suas possibilidades de realizar um projeto. Concentre-se em frases que estimulem você e que melhorem a sua auto-estima. Todos os dias, você deve fazer alguma coisa concreta para cumprir o seu objetivo. Alcançar pequenos objetivos diários e com sucesso é muito motivador.
5 – Acredite que você pode concretizar os seus planos. Pense nos valores em que você acredita e nas idéias mais positivas para superar os momentos do dia em que você fica mais desanimado.
6 – Persevere e insista para alcançar os seus objetivos. Se alguma atividade for difícil e você pensar em adiá-la, divida-a em partes menores e se dedique a uma de cada vez. Lembre-se de que as coisas não acontecem por acaso. Elas são fruto da sua perseverança e do seu esforço.
7 – Não procure contratempos, adversidades ou dificuldades. Procure desafios e soluções. As condições externas em geral são as mesmas. É a sua atitude que faz a diferença entre um problema e uma oportunidade.
É simples manter a motivação quando um plano de longo prazo, desejado e elaborado com cuidado, dá sentido às ações diárias e desafia a nossa capacidade de crescer e nos desenvolvermos.
______________________________________________
Ramon Barros Comunicação e Marketing
Palestras Gratuitas: www.ramonbarros.wordpress.com
www.ramonbarros.xpg.com.br