Abaixo você encontrará de A a Z palavras relacionadas ao universo do Vidro, caso não encontre ou gostaria de incluir alguma palavra, escreva para contato@guiadovidro.com.br
Letra A
Abividro: Abividro – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro.
ABNT: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Abravid: Abravid – Associação Brasiliense de Vidraçarias.
Abravidro: Abravidro – Assoc. Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos.
Abravis: Abravis – Associação Brasileira de Vidro de Segurança
Acavime: Acavime – Associação de Câmaras de Vidro do Mercosul.
Adivipar : Adivipar – Associação dos Distribuidores Industriais e Revendedores de Vidros do Estado do Paraná.
Amvid : Amvid – Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores de Vidro.
Anavidro: Anavidro – Associação Nacional de Vidraçarias.
Anodização: A anodização é um processo eletroquímico de tratamento de superfície que permite preservar todas as qualidades do alumínio, protegendo-o contra agressividade do meio ambiente, a partir da criação de uma película de óxido de alumínio sobre sua superfície.
Ascevi: Ascevi – Associação Catarinense das Empresas Vidreiras.
Letra C
Curso – A Escola Técnica do Vidraceiro: oferece todos os tipos de cursos específicos da área produtiva do vidro e alumínio para quem quer ingressar nesse mercado de trabalho. Com a capacitação profissional do vidraceiro no ramo, o produto será bem especificado, aumentando o consumo de vidro no Brasil.
Curso de Fusão de Vidros*: criado pelo Senai, o curso complementa a formação do Curso do Vidraceiro.
Letra E
Espelho: Uma superfície capaz de refletir a luz que sobre ela incide refletindo a imagem daquilo que está a sua frente
Espumas de PVC : São fabricadas com PVC modificado e aditivado, resultando num material de alta resistência ao intemperismo. Utiliza-se adesivo acrílico na sua composição, obtendo-se melhor adesividade, o que proporciona segurança no trabalho e bom resultado final.
Expo Acabamento: Feira da Indústria de matérias para acabamento
Letra F
FESQUA: Feira Internacional de Esquadrias,ferragens e componentes
Forno de curvatura*: Equipamento capaz de produzir o vidro curvo. Uma chapa de float é introduzida no forno, sobre um molde. Esse vidro é aquecido para tomar a forma do molde e, em seguida, é resfriado.
Forno de têmpera*: É nessa máquina que o vidro temperado é produzido. Nos equipamentos mais simples, o vidro é trabalhado verticalmente. Os fornos horizontais são mais sofisticados e têm maior capacidade de produção.
Fusing*: técnica artesanal a quente (baixa temperatura). Consiste em dar forma ao vidro adquirindo todos os detalhes do molde
Letra G
Glass Build America : GlassBuild América é o maior encontro de profissionais do vidro, janelas e portas na América do Norte. Organizado pela Associação Nacional de vidro, juntamente com organizações e parceiras do setor. A feira é realizada anualmente nos Estados Unidos da América.
Glass Performance Days: A maior conferência da indústria vidreira realizada em Tampere, na Finlândia, e organizada, pelo Grupo Glaston (responsável pelas marcas Tamglass e Z.Bavelloni). GPD é organizado bi-anualmente consistindo no maior e principal conferência internacional de vidro, vários workshops, exposições de vidros
Glass South America : Evento bienal mais importante do setor vidreiro na América Latina, com foco em tecnologia e design para as indústrias da construção civil, arquitetura, moveleira e automotiva, onde serão apresentadas as mais recentes novidades em aplicações de vidro e máquinas, equipamentos e acessórios.
Glasstec: Glasstec, a maior feira de comércio de vidro do mundo, realizada na Alemanha, representa uma gama completa do setor do vidro, além de áreas como cristal fino especial, vidros de isolamento, tecnologia laser, sistemas fotovoltaicos e termais solares.
Glazing*: É o tipo de fachada em que se utilizam vidros colados com silicone estrutural em caixilhos especiais. Então, pelo lado de fora do ambiente, o que se vê são apenas os vidros sem a interferência de caixilhos ou molduras.
Guia do Vidro: O primeiro portal de busca na internet voltado especialmente para empresas e profissionais do setor Vidreiro e seus correlatos como por exemplo o alumínio.
Letra I
IAB : Instituto Brasileiro de Arquitetos
Inmetro: Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Instituto Falcão Bauer da Qualidade*: Entidade credenciada pelo Inmetro para certificar o vidro temperado e o laminado da área automotiva.
Letra L
L. A. Falcão Bauer*: Centro Tecnológico de Controle da Qualidade – Credenciado pelo Inmetro, é o único laboratório no Brasil autorizado para realizar testes rigorosos nos vidros de acordo com as normas brasileiras, regidas pela ABNT, para certificar a qualidade do produto.
Lapidação*: É o tratamento que o vidro recebe nas bordas, evitando possíveis ferimentos e conferindo certa dose de resistência ao vidro. É a lapidação também que garante um aspecto diferenciado ao produto final. Após passar por este processo, o vidro pode ser utilizado em tampos de mesa, móveis, pra
Letra M
Mosaico*: Técnica artesanal a frio. Consiste em colar peças de vidro em placa rígida que serve como base
Letra N
NBR*: Sigla para designar as normas brasileiras. Sempre vem seguida de alguns números que identificam cada produto. Assim, a NBR 14698, por exemplo, trata sobre o vidro temperado, enquanto a NBR 9491 fala sobre o vidro automotivo.
Letra O
O Vidroplano*: Revista voltada para os empresários do ramo, vidraceiros, arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores, estudantes e profissionais ligados à construção civil.
Letra P
Pele de vidro*: Sistema de fachada. Primeiramente, as colunas são instaladas. Depois, aplicam-se os quadros de alumínio e vidros.
Primeira Escola Técnica do Vidraceiro: Escola para iniciação da profissão de vidraceiro,aperfeiçoamento de técnicas e capacitação.
PVB (polivinil butiral)*: Uma das matérias-primas utilizadas na fabricação de vidro laminado. Trata-se de uma película plástica e elástica aplicada entre as chapas de vidro. Em caso de quebra, os cacos de vidro ficam presos ao PVB, reduzindo, assim, o risco de ferimento. Disponível em diversas cores
Letra R
Resina*: Material usado para laminar o vidro. Ela oferece uma grande variedade de cores e pode ser aplicada em vidro float e impresso.
Roldanas: Componente utilizado em janela ou porta de correr com a finalidade de proporcionar o movimento de abertura e fechamento, instalada na travessa inferior ou superior.
Letra S
Silicones Vedantes : O Silicone foi descoberto na Europa entre 1823 e 1935, onde pesquisadoras descobriram o uso da sílica como elemento de vedação.
Simpovidro*: Maior encontro do setor vidreiro no Brasil organizado pela Abravidro. O evento reúne empresários do segmento e tem entre seus objetivos propiciar aos profissionais a oportunidade de atualização, por meio de palestras e exposições, além de ser uma ótima oportunidade para se concretizar n
Sinbevidros*: Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais do Estado de São Paulo.
Sincavesp: Sincavesp – Sindicato do Comércio Atacadista de Vidros Planos, Cristais e Espelhos de São Paulo.
Sincavidro: Sincavidro – Sindicato do Comércio Atacadista de Vidros Planos, Cristais e Espelhos do Rio de Janeiro.
Sincomavi: Sincomavi – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismo, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo.
Sindividro: Sindividro – Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul
Sistema de envidraçamento de sacada*: Composto por painéis de vidro, que possui, entre outras características, abertura total ou parcial dos painéis de vidro, várias possibilidades de formas e ângulos de abertura, ampla visão e proteção contra intempéries.
Sistema Grid*: Originalmente, era essa a concepção das fachadas cortinas. Tem colunas aparentes que estruturam a fachada. As travessas horizontais também são aparentes. São reconhecidas por apresentar linhas horizontais e verticais ao observador externo.
Sistema Unitizado*: é o mais moderno sistema de fachada no Brasil. A coluna é dividida em duas partes e, conseqüentemente, a esquadria configura-se em módulos. A montagem dos módulos é feita pelo lado interno do edifício.
Sopro em cana*: Técnica artesanal a quente (alta temperatura) para fabricação de vidro artístico. Neste processo, a ponta da cana – um tubo de aço inox – é mergulhada no forno para retirar o vidro incandescente. Em seguida, sopra-se a cana para criar uma bolha de ar e trabalha-se a peça.
Sopro em tocha* (maçarico) : Técnica artesanal a quente (alta temperatura) para fabricação de vidro artístico. Num calor de aproximadamente 1500ºC, o maçarico lança a chama e derrete o vidro em bastão, dando forma e moldando objetos com auxílio de pinça, alicate e tesoura.
Spider Glass: O SPIDER GLASS é uma solução de envidraçamento exterior, permite a fixação dos vidros à estrutura por intermédio de ferragens especiais articuladas.
Structural Glazing*: Tipo de fachada cortina. É um envidraçamento estrutural com pouca ou nenhuma estrutura de aço ou alumínio. O vidro deve ser temperado, mas pode receber outro beneficiamento também.
Letra T
Tecnologia e Vidro : Revista voltada para os empresários do ramo, vidraceiros, arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores, estudantes e profissionais ligados à construção civil.
Letra V
Vidro acidado*: Submetido à solução ácida que age no vidro, de maneira controlada, criando texturas, desenhos e letras e promovendo um aspecto de translucidez. Pode ser fabricado artesanal ou industrialmente.
Vidro anti-reflexo*: Contém micro texturas impressas em uma de suas faces, conferindo ao vidro a capacidade de eliminar reflexos luminosos.
Vidro antifogo*: ver vidro resistente ao fogo.
Vidro antivandalismo*: ver vidro multilaminado.
Vidro aramado*: Vidro impresso translúcido incolor. Nele, é colocada uma rede metálica de malha quadrada. Em caso de quebra, o vidro fica preso à rede metálica.
Vidro autolimpante*: Vidro incolor no qual é colocada uma camada de mineral fotocatalítico e hidrófilo, formando, assim, uma camada protetora de longa duração. É esta camada que impede o acúmulo de sujeira na superfície do vidro.
Vidro baixo emissivo *: Ver vidro low-e.
Vidro bisotado*: Também chamado de biselado, recebe tratamento especial em suas bordas para evitar acidentes e trincas. É utilizado principalmente na indústria moveleira.
Vidro blindado*: Vidro multilaminado, que protege contra disparos de armas de fogo. É fabricado através de um processo de calor e pressão, que utiliza – intercaladamente – duas ou mais lâminas de vidro, polivinil butiral (PVB) ou resina, poliuretano e lâminas de policarbonato.
Vidro Colorido*: Existem três formas de produção industrial de vidro colorido: aplicação de aditivos na massa;deposição de camada refletiva e laminação de película plástica colorida.
Vidro Composto*: Apesar de não ser uma denominação usual, os vidros laminados e os insulados podem ser chamados de compostos.
Vidro Comum*: Ver vidro float
Vidro Corta-fogo* : Barra tanto a chama como o calor. Ver vidro resistente ao fogo.
Vidro Craquelado*: Composto por uma camada interna de vidro temperado e duas camadas externas de vidro comum e duas lâminas de resina. Apresenta textura composta por uma infinidade de trincas que difundem a luminosidade do ambiente.
Vidro curvo*: Moldado a alta temperatura, em fôrmas que se encontram dentro do forno de curvatura e resfriado. Aplicado nas indústrias automotiva, de linha branca, moveleira e construção civil.
Vidro duplo*: Conhecido, também, como insulado, o vidro é um conjunto de duas ou mais chapas de vidro intercaladas por uma câmara de ar desidratado ou gás carbônico. Ele, ainda, pode conter uma persiana interna.
Vidro extra clear*: Mais claro e transparente que o padrão, pois sua massa contém menos adição de ferro.
Vidro fantasia*: Ver vidro impresso.
Vidro float*: Vidro plano, comum, liso e transparente com espessura uniforme e massa homogênea. É a matéria-prima que dá origem a outros tipos de vidro.
Vidro fosco*: Ver vidro jateado.
Vidro fotovoltaico*: Permite a absorção da radiação solar e convertem essa energia em eletricidade.
Vidro impresso*: É um vidro translúcido que recebe em uma ou ambas as faces, a impressão de um desenho (padrão) ou estampa.
Vidro insulado*: Ver vidro duplo.
Vidro jateado*: Jatos de areia ou de pós-abrasivos formam desenhos opacos na superfície do vidro. A opacidade garante privacidade ao ambiente.
Vidro laminado*: Vidro de segurança. É composto por duas ou mais placas de vidro, intercaladas por uma película de polivinil butiral (PVB) ou resina. Caso se rompa, os cacos do vidro ficam retidos na camada de PVB ou resina, evitando acidentes.
Vidro lapidado*: Vidro com bordas lisas e não-cortantes, obtidas após o processo de lapidação. Pode ser utilizado em tampos de mesa, móveis, prateleiras etc. Ver lapidação.
Vidro low-e* (low emissivity glass) : É um vidro baixo emissivo que impede a transparência térmica entre dois ambientes.
Vidro metalizado a vácuo*: O vidro refletivo metalizado a vácuo é um produto desenvolvido para ,através do controle de entrada de calor no ambiente,proporcionar maior conforto e economia ao usuário.
Vidro monolítico*: Vidro simples composto por uma única lâmina.
Vidro multilaminado*: Composto por mais de duas lâminas de vidro intercaladas por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. Os vidros comercialmente chamados de antivandalismo e blindados são vidros multilaminados. Indicados para bancos, vitrinas de lojas de luxo, guaritas, veículos
Vidro para piscina e aquário*: São projetados para suportarem a pressão hidrostática. Os fabricantes de visores possuem um departamento técnico que orienta sobre o cálculo das espessuras a serem utilizadas em cada caso. O vidro a ser utilizado deverá ser obrigatoriamente laminado.
Vidro pára-chama*: Impede a propagação do fogo, mas deixa o calor passar para outro ambiente. Ver vidro resistente ao fogo.
Vidro pintado a frio*: Recomendada especialmente para ambientes internos, a pintura a frio é feita com uma espécie de pistola (compressor).
Vidro pintado a quente*: Ver vidro serigrafado.
Vidro pirolítico*: Ver vidro refletivo.
Vidro recozido*: É o float ou impresso sem nenhum tipo de transformação. Podemos falar em recozido, pois o processo pelo qual ele passa para alívio das tensões de processamento no final da sua fabricação é chamado de recozimento.
Vidro refletivo*: Chamado, popularmente, de espelhado, é um vidro para controle solar que se destaca pela resistência de sua camada metalizada e pela sua alta transmissão luminosa.
Vidro resistente a balas*: Ver vidro blindado.
Vidro resistente a riscos*: Possui uma camada protetora transparente e permanente – resistente à ação mecânica e abrasiva – incorporada a uma de suas faces.
Vidro resistente ao fogo*: Sem malha metálica, são vidros laminados compostos por várias lâminas intercaladas com material químico transparente que se funde e dilata em caso de incêndio
Vidro serigrafado*: Colorido, o vidro é impregnado de tinta no forno.
Vidro soprado* (oco): Processo em que se colhe uma bola de vidro na ponta de um tubo de aço – a cana – e, com a boca, sopra-se nessa bola até surgir o formato desejado.
Vidro temperado*: Considerado vidro de segurança. Um choque térmico na fabricação o torna cinco vezes mais resistente que o comum. Se quebrar, produz pedaços pequenos não-cortantes.
Vidro-Cubas*: Cubas de vidro estão sendo bastante utilizadas na decoração de lavabos e banheiros de alto padrão
Vitral*: Técnica artesanal a frio para fabricação de vidro artístico. Existem dois processos: chumbo e fita de cobre. Consiste em encaixar pedaços de vidro em perfil de chumbo ou envolver os vidros com a fita de cobre e soldá-los.
* Fonte: Abravidrohttp://www.andiv.com.br/glossario.asp