Brasil continua com o maior consumo de internet, em tempo de
navegação e em páginas vistas; redes sociais levam o brasileiro a
consumir mais páginas e internet
Em
abril de 2008, 22,4 milhões de pessoas usaram a internet residencial,
segundo o IBOPE//NetRatings, 41,3% mais que os 15,9 milhões de abril de
2007, o maior aumento entre os dez países monitorados pela
Nielsen//NetRatings. Dos usuários ativos de abril, 82% ou 18,3 milhões
navegaram por banda larga, crescimento de 53% na comparação com os 11,9
milhões registrados em abril de 2007. Com 22 horas e 47 minutos por
pessoa, em média, o tempo de navegação também aumentou na comparação
com abril do ano anterior, ao evoluir 4,9%. A média de páginas abertas
por usuário foi de 1.868 no mês e o total de pessoas que moram em
residências em que há computador com internet, que é atualizado
trimestralmente, ficou em 34,1milhões.
Para todos
os ambientes (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas,
telecentros) o IBOPE//NetRatings continua indicando a marca de 40
milhões de pessoas com 16 anos ou mais de idade com acesso à internet,
número relativo ao quarto trimestre de 2007.
O
Brasil continua com o maior consumo individual de internet domiciliar,
tanto em tempo de navegação quanto em média de páginas por pessoa. Os
países que mais se aproximaram do Brasil em tempo de navegação em abril
foram a França, com 20 horas e 12 minutos, e os Estados Unidos, com 19
horas e 33 minutos por usuário. Em consumo de páginas, o internauta
residencial francês também foi o que mais se aproximou do brasileiro,
abrindo 1.765 páginas.
O
elevado consumo de páginas de internet no Brasil está diretamente
relacionado à alta afinidade dos brasileiros com as redes sociais, que
são os sites com maior média de páginas vistas por usuário, informou o
analista de mídia do IBOPE//NetRatings José Calazans. Segundo o
analista, o aumento da quantidade de páginas vistas coincide com os
períodos de maior crescimento da audiência desses sites de
relacionamento, sobretudo entre internautas mais jovens.
O
número de páginas abertas mensalmente por um adolescente brasileiro era
de 1.354 em abril de 2005. Em abril de 2008, cada adolescente abriu em
média 2.561 páginas.
Mas o maior
crescimento do consumo de páginas neste momento vem ocorrendo entre as
crianças até 11 anos e entre os adulto de 25 a 49 anos, refletindo o
aumento do interesse dos internautas dessas faixas etárias pelos sites
de comunidades, disse o analista. O crescimento do uso de redes
sociais pelos adultos, que já são os maiores usuários de sites de
bancos e de comércio eletrônico, indica que as empresas em geral também
podem aproveitar o potencial das comunidades on-line para melhorar sua
relação com esse público, que em geral tem mais renda e apresenta maior
probabilidade de conversão em consumidores.
Fonte: IBOPE//NetRating