A Associação Nacional de Vidraçarias – Espírito Santo – ANAVIDRO ES participou do encontro com o Embaixador de Moçambique, no Brasil, Murade Isaac Miguigy Murargy, que veio ao Espírito Santo para promover o intercâmbio cultural e comercial entre Brasil e Moçambique.
Para representar a ANAVIDRO ES, o vice presidente da entidade, Ricardo Dalfior Dalcin se fez presente e conversou com o Embaixador, Murade Murargy sobre o grande potencial que o segmento vidreiro tem no Espírito Santo e no Brasil.
O Cônsul de Moçambique no Espírito Santo, Adilson Romualdo Neves já vem participando e apoiando diversas ações da ANAVIDRO ES, como o Programa de Apoio à Vidraçarias e no Evento ANAVIDRO ES 2008.
O Encontro com Empresários foi muito bem sucedido. Boas e promissoras posições foram divulgadas pelo Embaixador de Moçambique que reafirmou sua admiração pelo Brasil e por suas potencialidades, em especial sobre o Espírito Santo.
O Embaixador e o Cônsul deixaram bem claras as inúmeras oportunidades e vantagens em se conhecer e investir em Moçambique, este País que esta em franco desenvolvimento, alem de ser um primo irmão do Brasil no contexto histórico.
Quanto aos empreendedores que estiveram presentes se destacam Para uma futura missão comercial .e a expansão de seus negócios diversos empresários de todas as regiões capixabas.
O segundo encontro aconteceu no Auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo – FINDES e contou também com a participação de Marcos Aurélio Marçal, coordenador do CIN, centro irternacional de negócios do Espírito Santo.
SUCESSO NA VISITA OFICIAL DO EMBAIXADOR DE MOÇAMBIQUE
AO ESPÍRITO SANTO
A visita oficial do Embaixador da República de Moçambique, Murade Isaac Miguigy Murargy, ao Espírito Santo nos dias 15 e 16 de dezembro foi de alto prestígio e o primeiro passo para o ajuste de diversos intercâmbios comerciais, culturais e turísticos com o Governo do Estado, com a Prefeitura Municipal de Vitória e com a Federação das Indústrias do Espírito Santo – Findes – e ASES, com o apoio do Sebrae e do Centro Internacional de Negócios – CIN.
O primeiro resultado foi a confirmação da 1ª Missão Comercial Capixaba a Moçambique no primeiro semestre de 2009 com a participação de diversas empresas e o apoio à instalação do Consulado pela Assembléia Legislativa, pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de Vitória.
O embaixador recebeu a confirmação do interesse da Prefeitura Municipal de Vitória para um convênio de cidades-irmãs com Maputo, Beira ou Inhanbane em Moçambique, cuja escolha será feira em 2009, após avaliação pela Embaixada junto aos prefeitos das cidades moçambicanas. A comunicação oficial foi feita em audiência com o prefeito João Coser.
No mesmo sentido, o Governo do Estado manifestou interesse em firmar parcerias nas áreas de fruticultura, em especial bananas, abacaxi, milho, café, mamão e maracujá, através de trocas de experiências com o modelo praticado pela Incaper e UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Esse foi o teor da audiência com o vice-governador Ricardo Ferraço no Palácio Anchieta.
O governo moçambicano demonstra bastante interesse na atração de investimentos estrangeiros, através de planos de incentivos fiscais e concessões de terrenos. O país possui um Código de Investimentos moderno e que confere ampla proteção aos investidores, além de atrativas Zonas Francas Industriais, ressaltou o embaixador Murade Murargy.
O Embaixador participou ainda de jantar com empresários da Serra e de almoço com a diretoria da Findes, onde discutiu as oportunidades de negócios entre o Espírito Santo e Moçambique nas diversas áreas de possibilidades, dentre as quais energia elétrica, transporte público, infra-estrutura urbana, agricultura, pesca e indústrias de transformação.
Atualmente Moçambique é um dos principais países da Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento (SADC), onde o comércio interno é estimulado por intermédio de diversos privilégios tributários. A SADC possui aproximadamente 288 milhões de habitantes e Moçambique é considerado uma excelente porta de entrada, sobretudo, para empresas brasileiras, em razão da similaridade climática e geográfica e de ter como língua oficial o português.
Relações Comerciais: O Embaixador de Moçambique no Brasil, Murade Isaac Miguigy Murargy, o Vice-Presidente da Anavidro ES, Ricardo Dalfior Dalcin e o Cônsul de Moçambique no Espírito Santo, Adilson Romualdo Neves em recente encontro em Vitória – ES
Veja a cobertura fotográfica completa da Visita do Embaixador no link abaixo:
http://www.consuladomocambique-es.com.br/img/fotos/fotos_visita_embaixador/visita_embaixador.html
—————————————–
Ramon Barros Comunicação e Marketing