A nova fonte energética será utilizada na unidade da Alcoa em Tubarão (SC) e, futuramente, poderá substituir a energia elétrica e o GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) nos fornos de tratamento e em um aquecedor de água, respectivamente. O processo iniciará a partir da quarta prensa de extrusão que a unidade adquiriu. Essa prensa conta com três fornos (dois de tratamento e um de aquecimento). Esses fornos utilizarão inicialmente o gás natural.
A Alcoa, que contratou a cota de 5 mil metros cúbicos por dia de gás, será o 218º cliente industrial da SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina). O segmento consome 82,9% do total de gás natural disponibilizado em Santa Catarina. O restante é dividido entre os segmentos automotivo (GNV), comercial e residencial.
A Alcoa é uma multinacional americana líder mundial na produção de alumínio primário e transformado. Maior mineradora de bauxita do mundo, a empresa está presente em 31 países. A unidade da Alcoa em Tubarão funciona desde 1986 e possui um parque fabril de 51 mil metros quadrados de área construída, onde trabalham aproximadamente 500 funcionários. A fábrica fornece principalmente para o setor da construção civil, indústria moveleira, automobilística e metal-mecânico.
Fonte: Sefirah Araujo | CDI Public Relations
Publicado em: 16/10/13.