Parceria se consolida: Fenavid representará o setor
do vidro durante a Fesqua de Fortaleza e São Paulo
A realização da 9ª. edição da Fenavid – Feira Nacional do Vidro e Alumínio, em parceria com a Fesqua – Feira internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes, do dia 15 ao dia 18 de outubro em São Paulo, mostrou que esta união do vidro com a esquadria tem ainda muito futuro pela frente. Tanto que a Fenavid já foi convidada para representar o setor do vidro durante a Fesqua de Fortaleza, em outubro de 2009, e na próxima edição em São Paulo, em outubro de 2010. Todos ficaram muito felizes com a parceria, em especial os expositores, que já estão dobrando seus espaços para a próxima Fenavid-Fesqua de São Paulo, daqui a dois anos, diz o organizador da Fenavid, Eduardo Saraiva.
Entre os destaques da Fenavid durante o evento, foi a participação das principais indústrias de vidro no Brasil, a Saint Gobain Glass e a Cebrace.
A Saint Gobain apresentou durante o evento toda a sua linha de vidros serigrafados, levando suas principais e recentes linhas para decoração como a SGG THELA, que tem textura inspirada em tecido de linho; a SGG Teorema, que possui textura bastante suave e padrão com desenho geométrico diferenciado que forma um quebra-cabeças simétrico; a linha SGG Spolyte, vidro inspirado na beleza da chuva que apresenta gotículas dispostas aleatoriamente; e a SGG Rideau, que lembra uma cortina de água e garante elegância e modernidade aos ambientes.
Todas as divisões da linha de impressos SGG Masterglas também foram apresentadas durante a Fenavid, produtos fabricados com alta tecnologia que permitem maior transparência que os vidros impressos tradicionais, segundo a gerente de marketing da Sain Gobain, Kátia Sugimura.
Já a Cebrace divulgou o seu produto mais atual, o Reflecta Float, vidro de controle solar e térmico. Produzido com alta tecnologia, o vidro permite a redução do calor em até 60% em relação aos vidros incolores, sendo ideal para climas quentes como o Brasil. Outro benefício é o controle de quantidade de entrada de luz nos ambiente, reduzindo assim os gastos de energia tanto na iluminação quanto no ar-condicionado. Em tempos de economia de energia, o vidro Reflecta Float é a alternativa ideal para fachadas e qualquer outro tipo de obra, podendo ser aplicado em diversas modalidades: curvos, monolíticos, temperados, laminados ou duplos. Além do vidro de controle solar, a empresa ainda mostrou o espelho OptiMirror, também ecologicamente correto por ser 10 vezes mais resistente que os espelhos comuns.
Porta Segura
Outro produto que despertou atenção dos visitantes foi o lançamento da Porta Segura da Atenua Som, empresa que tem 20 anos no mercado de esquadrias.
A porta de segurança Atenua Som foi pensada devido ao crescente número de assaltos em residências e estabelecimentos comerciais, e seu diferencial em relação às concorrentes é o custo-benefício, que é três vezes menor em relação às similares do mercado: à vista, o preço é de R$ 1499,00.
A porta acompanha três tipos de chaves. Com uma delas, a chave mestra, é possível desativar a porta que estava sendo usada e mudar o segredo imediatamente, solucionando o problema com perda ou roubo das chaves. E a fechadura, com design moderno, tem um sistema de travamento múltiplo, resistente a perfurações. Com um único giro de chave são acionadas 11 travas especiais.
Como sempre marcando a presença nos eventos e consagrando sua marca, a empresa Divinal, que participou da Fenavid em Belo Horizonte, também esteve presente em São Paulo. A novidade mostrada durante o evento foi o vidro insulado, que possui 36 mm de espessura e tem como objetivo o controle térmico e acústico. Isto acontece devido a uma câmara de alumínio existente internamente ao vidro, que derruba as ondas de som e calor. É possível colocar uma persiana entre os vidros, caso o cliente se interesse. A medida padrão é de 2,40 x 2,60, mas existe a capacidade para produção de vidros de até 2,50 x 4,50.
Sua vizinha de estande Conlumi, distribuidora e beneficiadora de vidros, apresentou seus vidros jumbos (de grandes dimensões, com tamanhos a partir de 3,21 x 2,40). As dimensões disponíveis são de 6,60 x 2,40, e a versão mais recente e de maior proporção é de 6,00 x 13,21. Além dos jumbos, o vidro à prova de balas e os refletivos também foram bastante procurados pelos visitantes.
A Energy do Brasil, empresa que possui o maior forno de curvatura para vidros do país, mostrou toda a sua variedade de vidros curvos, em vários tamanhos e em várias aplicações, tanto na construção civil quanto em automóveis e projetos náuticos, pela linha Ocean Glass.
A Idéia Glass, que vende kits para boxes, foi ousada na divulgação de seus produtos durante a Fenavid. Convidou uma bela morena para dançar embaixo do chuveiro, dentro de um box da linha Elegance é inovadora e moderna, por ser considerada clean, com forte apelo decorativo, sugerindo leveza, praticidade e segurança. O kit tem ótima aceitação no mercado por ser sofisticado e se diferenciar de seus concorrentes, e principalmente porque aceita as cores branca e o fosco, e não apenas o tradicional cromado.
A novidade da Dorma foi o selante protetor para molas hidráulicas de piso, o SealProtect. O produto protege a mola e a caixa metálica contra a corrosão causada pela água e por produtos químicos de limpeza, sendo resistente ao envelhecimento e às condições climáticas. A Dorma dá uma garantia de três anos em suas molas instaladas com SealProtect, já que o produto aumentará a vida útil das ferragens.
A Fass também foi outra empresa que marcou sua presença nas três Fenavids deste ano, divulgando seu sistema de automatizador de portas em vidro e a sua linha Roller, automatizador para portas de enrolar. Com ele, o usuário fecha e abre seu estabelecimento rapidamente e sem esforço, através de controle remoto. Os proprietários garantem facilidade na instalação da tecnologia.
A Metalúrgica Torres também apóia a Fenavid tanto em Minas Gerais quanto em São Paulo. A empresa apresentou nos dois eventos seus diferenciados tipos de ferragens, kits para Box, janelas e puxadores. Suas novidades mais recentes são a linha Aluminium, que são peças em alumínio estampado leves e resistentes, disponíveis nas cores branco, marrom, prata e preto; e o Box Articulado, que possui abertura maior e dispensa utilização de guia inferior, sendo uma solução ideal para passagem de cadeira de rodas e vãos pequenos.
Em ferragens, quem também representou bem a Fenavid foi a Saraiva Shopping, que trabalha com cortadores de vidro, suportes e ferragens, além de vidros comuns, temperados e modulados.
Além destes expositores, a Fesqua contou com participação de empresas de peso, Alcoa, ASA, Gerdau, 3M do Brasil, Afeal, Alumifix, Alpatechno, Belgo, Belmetal, CBA, CSN, 3F, Gold News, Inmes, Unifix, Papaiz, Pema, Projeto Alumínio, entre outros nomes não menos importantes.