A ABNT NBR 15737:2009 – Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – COLAGEM DE VIDROS COM SELANTE ESTRUTURAL, publicada em julho de 2009 entrou em vigor sábado, dia 15 de agosto. O documento normativo é resultado do trabalho de um grupo de profissionais do setor composto por consultores, fabricantes de esquadrias e de silicone, que se reuniram mensalmente por cerca de dois anos na AFEAL. O texto foi formatado com todos os parâmetros necessários para a publicação de uma norma, pelo ABNT/CB-35 Alumínio sediado na ABAL.
Esta norma especifica os requisitos para a colagem estrutural de vidros (CEV) em perfis de alumínio e suas ligas para o selante estrutural, tratando da torção dos painéis e do espaçador perimetral utilizados na colagem estrutural de vidro. Aborda, ainda, o cálculo da junta estrutural e do procedimento para a colagem.
Esta norma orienta e embasa os envolvidos na execução da colagem estrutural de vidro em perfis de alumínio, com mais qualidade e segurança para a edificação.
Revisão da NBR 10821
A revisão da NBR 10821 e suas normas complementares está chegando a sua fase final. Os textos da especificação e os métodos de ensaio já discutidos ao longo dos últimos dois anos, em reuniões quinzenais na AFEAL, estão agora sendo revisados e formatados. A proposta da Comissão de Estudos é que a NBR 10821 tenha a seguinte estrutura:
ABNT NBR 10821 – Esquadrias externas para edificações
Parte 1 – Terminologia, Simbologia e Padronização;
Parte 2 – Requisitos e Classificação;
Parte 3 – Métodos de ensaio;
Parte 4 – Requisitos de desempenho adicionais (acústica e conforto térmico);
Parte 5 – Instalação.
A Comissão de Estudos está avaliando a viabilidade das alterações propostas nos métodos de ensaio de permeabilidade ao ar, estanqueidade à água, cargas uniformemente distribuídas e resistência às operações de manuseio, com a realização de ensaios em esquadrias no laboratório ITEC.
Assim que os textos de cada uma das partes da norma forem finalizados, serão encaminhados ao CB-02 para a formatação final e envio à ABNT.
FONTE: Afeal