A Quarta do Arquiteto – Engevidros Project Center, já virou tradição quando o assunto é tecnologias e desenvolvimento de soluções em fachadas para edifícios. Nesse ano em seu evento que aconteceu na quarta-feira, 19, Ricardo Macedo, diretor da Engevidros, realizadora do evento, como acontece todos os anos, inovou trazendo pela primeira vez para o público presente os Light Points, vidros com pontos luminosos de leds, inseridos entre duas lâminas de vidros, que podem ser utilizados em qualquer ambiente.
Realizado no Hotel Four Points by Sheraton, o evento reuniu mais de 250 profissionais na área de arquitetura e construção, e além da palestra inovadora de Macedo teve outros parceiros que falaram sobre as suas tecnologias, entre eles a engenheira civil Cristiane Vieira Duarte da Cebrace, o arquiteto Saulo Henrique Barboza da Fórmica, o arquiteto Julio Kochen da Manusa e o engenheiro Victor Hugo Busato da 3M.
Macedo, durante sua explanação apresentou o novo parceiro do Engevidros Project Center, a empresa alemã Schott, que desenvolveu o Light Points, que Consiste em um vidro incolor ou colorido com pequenos pontos de luz – os chamados leds – disponíveis nas cores azul, branco, vermelho e verde ou numa combinação entre essas tonalidades.
A Cebrace apresentou no evento o Eco Lite KNT e o Eco Lite SKN, vidros seletivos que vem de uma nova geração. O Eco Lite KNT é um vidro de controle solar seletivo e temperável, e tem propriedades de controle solar, baixa emissividade (low-e) e aparência neutra. Já o Eco Lite SKN combina performance com neutralidade. É um vidro de alta seletividade, pois garante um desempenho 50% superior ao Eco Lite KNT. Os dois fazem parte de uma nova linha de produtos com eficiência energética superior aos vidros de controle solar já existentes. Seu processo de produção é igual ao KNT, com a diferença de que é aplicado somente sobre vidro transparente.
Já Barboza, da Fórmica, falou sobre a utilização de TS Exterior nas mais diversas obras, e das suas características como antipichação, alta resistência e durabilidade. Além dos mais variados modos de instalação, sempre adequando-os ao que o cliente e arquiteto desejam.
Sobre a 3M, Busato, falou sobre a fita VHBT 4972 utilizada na colagem de vidros em esquadrias de alumínio em fachadas do tipo Structural Glazing. Durante sua explanação o engenheiro falou sobre especificações do produto, que é de aplicação rápida, limpa e sem tempo de cura, o que reduz a área de estocagem dos caixilhos e os custos totais do processo. Logo após a colagem, os caixilhos já podem ser fixados na estrutura da fachada.
A Manusa apresentou para os presentes a sua gama de soluções em portas automáticas, como portas que podem ser usadas em ambientes internos, portas com novas tecnologias, circulares, herméticas e para área de grandes circulações. Kochen também apresentou o setor da empresa, na Matriz da Espanha, sobre portas especiais para Metrôs.
Macedo também falou sobre a importância da parceria realizada com a Belmetal, sobre a fabricação de esquadrias específicas para cada obra, e citou diversas obras realizadas com a Engevidros.
O Engevidros Project Center também apresentou fotos e projetos de obras que estão em desenvolvimento, como o Aeroporto Internacional de Carrasco no Uruguai, e outras, já contratadas com a Engevidros, que estão para iniciar, como o Centro Administrativo de Minas Gerais e o Ministério Público de Cuiabá.
Meriellen Lusa Krug
Assessora de Imprensa – Engevidros e Manusa do Brasil
(41) 8889-5363
(41) 3085-4295
E-mail: engepress@engevidros.com.br
MSN: merinhakrug@hotmail.com