Com projeto do arquiteto Manoel Coelho, a Biblioteca Pública do Paraná dá início às obras de revitalização do prédio histórico, no centro de Curitiba.
A reforma trará mais conforto, segurança e praticidade para as mais de 3 mil pessoas que frequentam, diariamente, a BPP.
A primeira etapa da obra compreende as dependências internas e está sendo executada pela empresa curitibana Implanta Engenharia, contratada através de processo licitatório. Com investimento de R$ 200 mil e prazo de 20 dias para conclusão, esta fase prevê o fechamento das duas sacadas laterais do prédio.
Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná, lembra que esse é mais um passo para que a BPP entre em sintonia com seu tempo. “A obra é mais um importante passo no processo de modernização da BPP, com a implantação de dois novos espaços para as crianças (espaço kids) e os adultos (sala de leitura)”, diz Pereira.
De acordo com o engenheiro Paulo Guilherme Cabral, da Implanta Engenharia, quando finalizada a primeira fase, a Biblioteca será ampliada em 122 metros quadrados. “De um lado, será ampliada a área de acervo dos livros e, do outro, o espaço para o público infantojuvenil”, afirma. “Cada área receberá um aumento de 61 metros quadrados.”
Para a revitalização do prédio histórico, o arquiteto Manoel Coelho consultou o autor do projeto inicial da BPP, Romeu Paulo da Costa. A fim de não interferir na fachada, a tecnologia utilizada será a Structural Glazing, uma espécie de vidro superresistente, que dará aos espaços visibilidade externa.
Apesar de interna, esta fase da obra não impedirá o acesso ao público. Quando finalizada toda a revitalização, a BPP vai oferecer mais espaços de convivência, como um café e novas áreas de leitura. “A ideia principal do projeto de Manoel Coelho é atrair a circulação de mais gente, sem prejudicar a função principal da biblioteca, que é oferecer um grande acervo”, diz Cabral.
Serviço: Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133 Curitiba, Centro
Contato: 3221-4974
Conheça alguns projetos com vidro em fachadas de bibliotecas pelo mundo
Biblioteca Principal de Salt Lake City
A Biblioteca Principal de Salt Lake City, uma estrutura em vidro curvo construída em 2003 pelo arquiteto Moshe Safdie, conta com lareiras em todos os andares e um jardim de cobertura. Fonte – viagem.uol.com.br
Seattle Library
Biblioteca de vidro – Seattle Central Library por LMN Architects. Fonte – Imnarchitects.com
Anacostia Library
A torre de luz, envolto em vidro fosco laminado, atua como farol à noite.
Biblioteca com cortina de vidro de 17 metros de altura – Distrito de Columbia – Estados Unidos – Grupo Freelon
Sammamish Library
Biblioteca Sammamish por Perkins Will
Arquitetura sustentável com grandes áreas de vidros e tela em itens como sala de reuniões, bar e área de cibernética adolescentes, com vista para Gramercy Park Hotel.
Fonte – uistv.com