O Grupo Cornélio Brennand fechou parceria com o Grupo Fives para a implantação da primeira fábrica de vidros planos do Nordeste, a Companhia Brasileira de Vidros Planos – CBVP.
O novo parceiro tecnológico possui sede em Paris, e atua em diferentes segmentos em todo o mundo, sendo fornecedor das mais modernas tecnologias em processos de produção de vários setores, como o de alumínio, metal, cimento, energia e açúcar. No segmento de vidros planos a empresa detém a liderança mundial no fornecimento de tecnologia.
O Grupo Fives, presente em mais de trinta países em seis continentes, atuará através de seu braço de engenharia para vidros planos, a Fives Stein, que em seus dezesseis anos de atividades, já forneceu tecnologia para a concepção de projeto e montagem de equipamentos para indústrias de vidros planos em vários países no mundo. A empresa é reconhecida pelos atuais líderes do segmento, tendo atendidos clientes como a Saint-Gobain (Brasil, Mexico, Egito, França, India, Reino Unido, Bélgica, China, Alemanha, entre outros), Guardian Industries (México, Brasil, Emirados Árabes, Venezuela, Polônia, entre outros), Pilkington (Rússia, França), Euroglas (França, Alemanha, Polônia), Düzce Cam (Turquia), China Southern Glass (China), Sangalli Group (Itália), Sezal Architectural Glass (India) e Obeikan Glass Company (Arábia Saudita).
Para a planta da CBVP, a Fives Stein utilizará uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.T (Low Energy MelterT), que reduzirá o consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa, durante o processo de fusão do vidro em até 20%, em comparação com a média mundial das indústrias de vidros planos. A planta será a mais moderna do segmento na América do Sul. Com a tecnologia fornecida pela Fives Stein, a CBVP será referência mundial em termos de eficiência e sustentabilidade na fabricação de vidros, esclarece François Pahmer, Vice-President Sales & Development da Fives Stein.
A Companhia Brasileira de Vidros Planos será a primeira empresa do Brasil a contratar a Fives Stein para atuar desde a fase de implantação até o início da operação, prevista para inicio de 2013. A assinatura do contrato com o parceiro tecnológico do porte da Fives Stein e a utilização de uma tecnologia pioneira, com maior eficiência, colocará a CBVP no patamar das melhores fábricas de vidros planos do mundo, afirma Paulo Drummond, presidente da CBVP.
O Grupo Fives – O parceiro tecnológico
O Grupo Fives iniciou sua trajetória em 1812, na França, atuando com a fabricação de equipamentos para a indústria do açúcar. Por volta de 1861, dedicou-se a fabricação de locomotivas a vapor, instalações ferroviárias e armações de metal para países como Rússia, Brasil, China, Egito, Romênia e Portugal. Hoje, aos quase 200 anos de atividades, o Grupo tem sede em Paris e possui aproximadamente 5.600 colaboradores, atuando em diversos negócios nos segmentos de alumínio, aço, vidro, logística, cimento, energia e açucareiro. O Grupo Fives registrou, em 2010, um faturamento de cerca de 1.5 bilhões de Euros.
A Fives Stein
A Fives Stein é a empresa de engenharia do Grupo Fives que, desde 1995, opera com projetos para produção de vidros planos. Sua atuação na CBVP se dará desde o início da obra até a primeira produção do forno, ou seja, a empresa estará presente na etapa da terraplanagem, na construção dos prédios da fábrica, na chegada e testes das máquinas, construção dos fornos e primeira ‘fornada’ de vidros planos.
A empresa possui know-how em atividades como o desenvolvimento de projetos de engenharia para construção de plantas de vidro plano, projetos de plantas com design personalizado e fornecimento de fornos de fusão, banhos de estanho, estenderia, sistemas de controle de poluição atmosférica, gestão do projeto de fábrica de vidro e start-up com assistência no local de produção para novas fábricas.
Optamos pelo Grupo Fives por ser reconhecido mundialmente por sua capacidade de executar grandes projetos internacionais, utilizando as mais modernas tecnologias oferecidas hoje pelo mercado, de maneira eficiente e sustentável, explica Paulo Drummond, presidente da CBVP.
Fonte: Uol | Blog de Jamildo