Continuamos a falar sobre o planejamento de vida, de forma individual, para nos orientar a cada dia. Após completados cada passo que expomos no artigo anterior, vamos definir o posicionamento, ou seja a organização de sua imagem pessoal, que imprimirá um estilo, através de seu marketing pessoal, atitude e rede de relacionamentos. Missão, Valores e Visão, juntos à seu foco, determinarão como você será visto pelas outras pessoas. Uma das inúmeras regras é ser autêntico, pois o estilo deve existir em quaisquer situações.
Tenha sempre um cartão de visitas, entregando ao interlocutor de forma que este leia com facilidade. Crie um blog ou um site, divulgue suas idéias escrevendo para jornais e revistas. Participe de eventos e crie mais relacionamentos, sempre relembrando seu planejamento pessoal. Faça um curso de Teatro, Faça Curso de Oratória: eleva a auto estima e a autoconfiança. Mas lembre-se de seguir fielmente sua Missão, Valores e Visão.
Tenha seu preço, sim, claro! Por mais absurdo que possa parecer, seu valor tem que ser o maior possível, atribuído pelo conjunto de seu planejamento estratégico e suas ações. Existem vários indivíduos que se assemelham no mercado de trabalho: as qualificações são parecidas e um título de pós graduação se equipara a iguais condições aos demais profissionais.
Tudo hoje em dia participa de uma concorrência: em um hospital existem cardiologistas, dermatologistas, radiologistas, etc… em um restaurante existe sucos, refrigerantes água mineral, gasosa e natural, nacional e importada…
Nunca se valorizou tanto as pessoas, como hoje em dia. No mundo de alta tecnologia e conhecimento, o relacionamento entre seres humanos pode ser o grande diferencial entre duas empresas e isso vale para nosso planejamento estratégico.
E voltamos aos nossos Valores, Missões, e Visões, estabelecidos desde o início de nosso planejamento estratégico. Esse relacionamento interpessoal será balizado por nossas crenças e alimentado por nossa determinação e fidelidade. Teremos decepções, teremos surpresas positivas, mas com preparação, podemos passar por todos os obstáculos com firmeza, sem perder nosso foco e mantendo nossa boa imagem.
Faça uma lista com os principais tópicos de seu planejamento estratégico e cole em seu teto, na parede do guarda roupa, na porta do banheiro, de forma a visualizá-lo o maior número de vezes, todos os dias. Medite, ouça a voz de Deus que se manifesta em seu interior. Deixe a natureza cuidar de tudo, ao seu tempo.
Não há tempo para começar, nem idade limite para preparar o planejamento estratégico: Roberto Marinho criou a Rede Globo depois dos 50 anos de vida, Cartola foi o grande sucesso de sua época após os 60 anos de idade e tantos outros grandes nomes, começaram onde alguns pensam em parar.
O mais importante é usar de toda a sinceridade com a pessoa mais importante deste mundo: nós mesmos. Colocar o pé no chão, mesmo mantendo a mente nas nuvens é uma das principais dicas para quem está fazendo seu planejamento estratégico pessoal.
______________________________________________
Ramon Barros Comunicação e Marketing
Palestras Gratuitas: www.ramonbarros.wordpress.com
www.ramonbarros.xpg.com.br