Aconteceu de 24 a 27 de julho o maior encontro de negócios para o setor madeira-móvel. A 5ª edição da ForMóbile – Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira-Móveis, recebeu mais de 60 mil visitantes de diversos estados brasileiros e de mais de 30 países para conhecer os lançamentos apresentados por cerca de 750 empresas, que trouxeram uma imensa diversidade de acessórios, matérias-primas, maquinários, tecnologias, tendências em revestimento de móveis, texturas e tecidos. Produtos que estarão presentes em projetos de arquitetura e decoração da próxima temporada, e ainda este ano em milhares de fábricas de móveis de todo o Brasil.
Patrocinando o evento pela segunda vez, a gigante alemã Häfele enfatizou a importância de sua presença na ForMóbile. “A participação no evento em 2012 representa a continuidade de uma parceria estabelecida há dois anos com a principal feira da América Latina. Fechamos ótimos negócios e apresentamos lançamentos importantes para a indústria moveleira nacional e internacional”, completa Holger Munhoz, diretor comercial da Häfele.
Focada em congregar toda a cadeia, a ForMóbile representou todo os setores desta indústria e transformou-se em um grande palco para empresas apresentarem diferentes projetos para o mercado. Para Andrea Krause, gerente de marketing e produtos daEucatex, o crescimento da feira foi perceptível desde sua abertura. “Com a presença de clientes referência no mercado, o evento aproxima o público das novidades, impulsiona negócios e o crescimento do setor, além de incentivar os profissionais a criarem novas oportunidades de negócios e firmar parcerias”.
Gerando excelentes receitas para os expositores, a ForMóbile 2012 será lembrada pelo volume de negócios concretizados. Caso da Weloze que atingiu a meta de contatos e finalizou negociações importantes durante os quatro dias de evento. “Faturamos durante a feira o equivalente a 30 dias de trabalho”, avalia Robson Matiussi, gerente comercial da empresa.
Destaque na area de TI, a Promob Software Solution enfatizou as vendas realizadas. “Trouxemos novos softwares que foram um sucesso. Apresentamos uma solução para pequenas e médias marcenarias e vendemos mais de 100 unidades deste produto”, afirma Wanderlei Buffon, diretor da empresa.
O setor de máquinas também comemorou a participação na ForMóbile. Para Domingos Dellamonica, diretor comercial daDancamac Biesse, o evento é base para o início de grandes negociações. “Este ano firmamos contratos durante a feira, além dealavancarmos vendas futuras”. Outro destaque deste segmento é a SCM Tecmatic, tradicional empresa do mercado moveleiro. “Estrategicamente divulgada, a ForMóbile nos trouxe visitantes de alto padrão que nos geraram milhões em contratos assinados até o final do evento”, comemora Marcos Muller, diretor executivo.
Quem participou pela primeira vez também foi surpreendido. A italiana Dino Zolli atingiu sua meta conforme afirma Elizabete Serpa, diretora comercial da empresa. “A nossa participação superou as expectativas, fizemos bons contatos e também concretizamos alguns negócios”.
Outro destaque foi o lançamento do programa “Networking para Qualidade, Tecnologia, Inovação e Competitividade do setor Mobiliário em Madeira”, dirigido às indústrias do setor moveleiro. Com um investimento de R$ 10 milhões o projeto foi desenvolvido pelo Senai e pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Paraná (Simov), em parceria com oCentro Tecnológico Settore Legno-Arredo (Cosmob), um dos principais polos de design industrial moveleiro da Itália. A parceria consolidou uma rede de eco-design, baseada na sustentabilidade, reduzindo a quantidade de matéria-prima utilizada, desenvolvendo novos métodos para diminuir a emissão de formaldeídos (poluentes) e controlando todo o processo através da implantação do software Everdee.
O Sindmóveis/Orchestra Brasil, promoveu durante a ForMóbile o Projeto Comprador, colocando o setor madeira-móvel em redes de negócios internacionais, incentivando a exportação de produtos brasileiros para diversos países da América Latina e Estados Unidos.
Para Claudia Gonçalves, gerente comercial da Têxtil J.Serrano as visitas internacionais foram o diferencial da feira. “A ForMóbile é o evento mais importante para nossa empresa e sempre nos surpreende, o estande não parou um minuto, recebemos muitas visitas internacionais de países como Perú, Argentina, Uruguai, Paraguai e África do Sul”.
Também satisfeita com a visitação internacional, a Formica coloca sua participação de forma estratégica. “Conseguimos atender clientes de todo o país e de vários segmentos da indústria, da revenda e da marcenaria. Com uma visitação extremamente qualificada, a ForMóbile é parada obrigatória dos profissionais de todo o país, além da participação da Europa e América Latina, que aproveitam o boom da economia brasileira para abrir novas frentes de negócios”, afirma Reginaldo Missiato, diretor.
Opinião compartilhada por Marcelo Cenacchi, diretor da SayerLack, que destaca a visitação como o grande diferencial. “Momento de encontrar os clientes e otimizar a prospecção, inclusive de países da América Latina”, completa.
Cor, textura e moda também foram premissas para a 4ª Mostra de Tecidos que o Comitê Texbrasil Decor da ABIT, realizada simultânea ao evento. A Mostra reuniu 17 empresas integrantes do Comitê Texbrasil Decor, que apresentaram todas as novidades em tecidos para revestimento de móveis, estofados, paredes, cortinas, entre outras.
Segundo Ramiro Palma, diretor da Anfra Tecidos, o evento é uma grande vitrine para o setor e trouxe visitantes dispostos a movimentar o mercado. Já para José Wagner Meneghel, diretor da Imetextil, a participação foi uma agradável surpresa, pois finalizaram negócios com uma empresa da Bolívia e outra do Peru.
Felipe Alexandre Neto, Diretor Comercial da Paranatex, também se surpreendeu com a movimentação gerada pela feira. “A ForMóbile é um grande palco e enxergamos nossa participação como uma oportunidade de nos aproximarmos dos nossos clientes, dando mais visibilidade para a empresa.
E conteúdo também esteve em evidência no evento. Além de encontrar todas as novidades do setor, foi proporcionado aos visitantes, o ciclo de Workshops ForMóbile com especialistas em gestão empresarial, voltados principalmente para as PME’s. “Esse investimento em profissionalização do mercado é fundamental para o fortalecimento dos negócios. Atualmente muitas empresas precisam aprimorar sua gestão, para aumentar seu desempenho e se manter no mercado”, avalia Araceli Silveira, diretora de marketing da ForMóbile.
Especialistas do mercado moveleiro dividiram experiências e incentivaram pequenos empresários a alavancar seus negócios por meio de palestras dirigidas ao treinamento e qualificação dos fabricantes de móveis. Nomes como Maria Helena Sforcin, consultora da Design para o Varejo, abordaram os temas “Como apresentar um projeto” e “Como fidelizar clientes”; Silvia Grilli, da Trendmovel, apresentou as tendências de maquinários e novos materiais; o expert em madeira e mobiliário, Uli Böhmerle, do SENAI, falou sobre o controle e redução de custos na marcenaria; e Daniel Rudi Sins, da D&G Consultoria, trouxe à tona o papel do “dono” do negócio como administrador financeiro.
Ainda com a intenção de mostrar que o futuro da indústria moveleira é promissor a ForMóbile contou com o apoio das entidades ABIMCI, APIBA, AIRVO, SIMOVALE, SINDIMOBIL, SIM, SINDIMARC (RS), SINDIMOV (SP), SINDIMAM, SINDIMIR, SINDIMÓVEIS, SINDIMOV (MG), INTERSIND E SINDUSCOM.
Com o fim do principal evento do setor moveleiro em 2012, a expectativa fica para realização do próximo encontro da indústria madeira-móvel, que já tem data e local confirmados: de XX a XX de Julho de 2014, no Anhembi, em São Paulo.
Sobre a BTS Informa
Segunda maior promotora de feiras do País, a BTS Informa consolida-se como a principal promotora voltada para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas na América Latina, com feiras e publicações que são referência no mundo inteiro.
Seu portfólio inclui nomes como: Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Fispal Hotel, Fispal Café, TecnoSorvetes, ABF Franchising Expo, TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile, SIAL Brazil, Fispal Food Service Nordeste, Fispal Tecnologia Nordeste, ABF Franchising Expo Nordeste, Serigrafia SIGN Future TEXTIL, CARDS Payment & Identification, ExpoFarmácia, HOSPITALMED, Agrinsumos & Induspec Expo&Business, Vitafoods South America e Ipex Digital. Na área editorial, é responsável pela publicação das revistas: Leite & Derivados, Revista Nacional da Carne, Silk-Screen e Sign, quatro maiores e mais importantes publicações técnicas dos seus segmentos.
A BTS Informa possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, nos quais conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para investir em novas oportunidades e conquistar espaços que façam de seus produtos a porta de entrada para quem quer fazer negócios na América Latina. Informações: www.btsinforma.com.br
Informações para imprensa:
MM Comunicação Empresarial – (11) 3045 7481 / 2769-7743 – www.mmagencia.com.br
Carolina Rubinato – carolina.rubinato@mmagencia.com.br – Tel: (11) 9670 3507
Fernanda Martinez – fernanda.martinez@mmagencia.com.br – Tel: (11) 7763 8128