Ministro do Desenvolvimento visita a feira e expressa apoio ao setor
O último dia do evento recebeu a visita do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. O ministro caminhou pelos pavilhões e conheceu estandes ao lado dos promotores da feira e do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-BRASIL), Maurício Borges.
Em seguida, reuniu-se com empresários do segmento de revestimentos cerâmicos e participou da cerimônia de assinatura do convênio entre a APEX-BRASIL e a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBea).
Ainda durante a cerimônia, a APEX-BRASIL renovou com a ANFACER o compromisso de estímulo à internacionalização do setor cerâmico.
Durante a visita, o ministro afirmou estar impressionado com o que viu na feira e estimulado pela conversa que teve com os empresários do setor. É grande o empenho do governo Dilma Rousseff em estimular os setores desenvolvidos da indústria. O setor de revestimentos é um deles. Fiquei muito orgulhoso do que vi, não só como ministro, mas como cidadão brasileiro, disse o Ministro.
Dia do Arquiteto encerra o 9º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção com grandes nomes do cenário mundial
Exclusivamente no Brasil para participar do Dia do Arquiteto, Asa Bruno, diretor do aclamado escritório londrino Ron Arad Architects, apresentou aos profissionais brasileiros os projetos e o perfil do trabalho realizado pela empresa em todo o mundo. Responsável pelo Design Museum Holon, em Israel, e pelo Mediacité, na Bélgica, Asa Bruno foi um dos destaques do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção.
Gonçalo Byrne (Portugal) foi outra atração do dia. Arquiteto com extenso portifólio, Byrne conversou com os arquitetos brasileiros sobre a relação entre arquitetura, tempo e vida. Na coletiva com a imprensa, o arquiteto declarou: Estou impressionado com a extensão, a quantidade e a qualidade de tudo que vi na feira.
Painel da AsBea lançou na Expo Revestir o Conselho de Arquitetura e Urbanismo
A Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBea), com apoio da ANFACER, lançou na Expo Revestir o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que garante o bom exercício da profissão e em prol do reconhecimento do profissional de arquitetura e urbanismo.
A AsBea, que é co-promotora do Dia do Arquiteto, apresentou o CAU em painel apresentado por Ronaldo Rezende, presidente da entidade. O painel também contou com participação de autoridades da Associação Brasileira de Arquitetura e Paisagismo (ABAP), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).
Fórum Tecnargilla Brasil atualiza conhecimentos sobre a produção de revestimentos
Palestrantes internacionais do setor discutiram os avanços em tecnologia e o futuro da indústria cerâmica no Tecnargilla Brasil, que integra a programação do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção. As quatro palestras trouxeram os principais avanços na produção do setor e atualizaram o conhecimento dos profissionais brasileiros.
O Fórum Tecnargilla Brasil é promovido pela ANFACER em parceria com as entidades italianas Associazione Nazionale di Categoria dei Costruttori di Macchine e Attrezzature per Ceramica (ACIMAC) e o Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), com apoio do Centro Cerâmico do Brasil (CCB), do LARC/UFSCAR e das revistas Cerâmica Industrial, Faenza e Mundo Cerâmico. O curador do evento é o Prof. Dr. Anselmo O. Boschi, coordenador do Laboratório de Revestimentos Cerâmicos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Os temas abordados tiveram relação com o estado da arte da indústria de revestimentos cerâmicos. Giovanni Baldi, do Centro Ricerche Colorobbia (Itália) falou da aplicabilidade da nanotecnologia na fabricação de revestimentos cerâmicos. Outro destaque do Tecnargilla Brasil foi a palestra de Federica Bondioli, da Universidade de Modena (Itália), que destacou as tendências em funcionalização e esmaltação de revestimentos cerâmicos.
Rogério Alegretti, consultor do SEBRAE, falou sobre os desafios ao desenvolvimento do setor de construção civil no país.
Já o espanhol Javier García Ten, do Instituto de Tecnologia Ceramica (ITC), fez um panorama dos avanços (tanto no âmbito acadêmico quanto na área tecnológica) na fabricação de porcelanato. Por fim, Andrea Bresciani, do Ceramic R&D Center, em Sacmi (Itália), debateu as principais inovações na produção de revestimentos cerâmicos.
Fonte: Expo Revestir
Fotos: Ricardo Kleine e Fabio Duque