Segundo o IBOPE//NetRatings, no 1º trimestre, 41,5 milhões de pessoas declararam ter acesso à rede em qualquer ambiente.
O Brasil superou o número de 40 milhões de pessoas com acesso à internet.
O número de pessoas com acesso no ambiente residencial também é recorde e em maio atingiu pela primeira vez os 35,5 milhões de brasileiros, bem como o número de internautas ativos, que chegou ao recorde de 23,1 milhões de pessoas no mesmo mês
O número de pessoas com acesso à internet em nosso país ultrapassou pela primeira vez a barreira de 40 milhões de pessoas. Os dados relativos ao primeiro trimestre de 2008 revelam que 41,565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais declararam ter acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escola, cybercafés, bibliotecas, entre outras possibilidades). Este é o maior patamar já atingido em nosso país, desde setembro de 2000, quando iniciaram-se as medições do IBOPE//NetRatings no Brasil.
Em maio de 2008, 23,1 milhões de pessoas usaram a internet residencial, segundo o IBOPE//NetRatings, maior número já atingido pela pesquisa e que significa 29% mais que os 17,9 milhões de maio de 2007. O número de pessoas com acesso residencial à internet também é o maior desde setembro de 2000 e chegou a 35,5 milhões de pessoas em maio. São dados muito positivos, comenta Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do IBOPE//NetRatings. E refletem as políticas públicas de abertura de pontos de acesso à internet em escolas, bibliotecas, telecentros e muitos outros locais, além da avalanche de facilidades para adquirir computadores novos, como financiamentos em muitas prestações e equipamentos mais baratos por causa da concorrência entre os fabricantes de computador, complementa o executivo.
Em maio, com 23 horas e 48 minutos por pessoa, em média, 1 hora e 1 minuto mais do que o tempo de abril, o brasileiro continuou a ser o internauta residencial que mais navegou entre os dez países medidos com a mesma metodologia: além de nosso país, Estados Unidos, Austrália, Japão, França, Alemanha, Itália, Suíça, Espanha e Reino Unido.
Os países que mais se aproximaram do tempo residencial médio do internauta brasileiro foram o Japão (21h34min), a França (20h23min), os Estados Unidos (19h46min) e a Austrália (18h00min).
As categorias com melhor desempenho por número de usuários residenciais em maio, comparando com abril, foram: Ocasiões Especiais, impulsionada pelos sites de envio de cartão de felicitações, por causa do dia das mães, com crescimento de 6,4%, atingindo 3,6 milhões de internautas, Entretenimento, que cresceu 4,7% e recebeu 19 milhões de visitantes únicos, e-Commerce, também com 4,7% de aumento no número de usuários, com visitas de 13,1 milhões de pessoas, Telecom e Serviços de Internet, que cresceu 3,8% em número de usuários, atingindo 21,3 milhões de brasileiros, além de Finanças, Seguros e Investimentos, cujo crescimento no período atingiu 3,7%, recebendo a visita de 9,2 milhões de brasileiros.
Já no período de um ano, enquanto a internet residencial ativa cresceu 29%, algumas categorias cresceram mais: Informações Corporativas (39,6%), Casa e Moda (39,5%), Automotivo (35,7%), e-Commerce (34,8%) e Entretenimento (34,6%).
Fonte: Ibope/NetRatings