Para estar em evidência no mercado internacional, o segmento de madeira e móveis precisa buscar constantemente estratégias que ampliem sua competitividade e possibilitem investimentos em novos produtos, equipamentos e tecnologias. Com o objetivo de oferecer ferramentas que auxiliem a conquistar esses resultados, o polo moveleiro de Bento Gonçalves recebeu, na terça-feira, 08 de outubro, o Roadshow Competitividade e Inovação para a indústria do mobiliário. O evento ocorreu no SENAI/Cetemo e foi mais uma oportunidade para conhecer instrumentos que estimulam as exportações e garantam qualificação empresarial.
O roadshow foi organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A programação intensa contou com representantes de algumas instituições que compõem o Conselho de Competitividade de Móveis do Plano Brasil Maior, além da apresentação de programas, linhas de financiamento, produtos e serviços que beneficiam a indústria moveleira.
Também foram apresentados dois projetos de promoção comercial, desenvolvidos em parceria com a Apex-Brasil: o Orchestra Brasil, em conjunto com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), e o Brazilian Furniture, com o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam) e a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).
Logo na abertura do Roadshow, o presidente da Movergs, Ivo Cansan, destacou a importância dos profissionais frente as mudanças que o mercado precisa, sem esperar passivamente que a conjuntura econômica mude ou mesmo que o governo tome determinadas atitudes. “São as pessoas que movem o mercado e somente unidos teremos a força necessária para fazer com que isso ocorra de forma positiva”, salientou Cansan, relembrando os desafios enfrentados pelo setor nos últimos tempos em busca de competitividade. “Assumimos a missão de encarar cada dificuldade como uma oportunidade e como argumento para pleitear benefícios maiores e melhores condições de trabalho para nossas indústrias, a exemplo dos empresários presentes nesse evento”, finalizou.
Programação de oportunidades
Integraram a grade de palestrantes do roadshow de Competitividade e Inovação representantes da Apex-Brasil, Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Os profissionais trouxeram dicas e informações importantes sobre o setor moveleiro. A coordenadora geral de desenvolvimento de programas de apoio às exportações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Cândida Cervieri, apresentou um panorama das exportações brasileiras. Segundo Cândida, as exportações do setor de madeira e móveis diminuíram muito em comparação a outros anos e hoje mantém um equilíbrio. “Vislumbramos um bom cenário, mas temos muito para crescer. Exportação exige constância, inovação e preparo. No mercado externo, não entra amador”, ressaltou.
Já o gestor de projetos da Apex-Brasil, Emanuel Figueira, falou da importância das indústrias participarem de eventos como o roadshow. “Essa é uma oportunidade para que possamos ouvir o que o empresariado tem a dizer e quais são suas demandas”, explicou. “Dessa forma é possível realizar ações e estratégias que beneficiem o setor e sejam adequadas com a realidade de cada polo moveleiro”, disse Figueira.
Fonte: Movergs
Publicado em: 10/10/13.