A quinta edição do VidroSom realizada durante o Congresso Internacional de Soluções Arquitetônicas e Construtivas em Esquadrias de Alumínio – AFEAL’30, no auditório APAS (Associação Paulista de Supermercados), em São Paulo, teve como destaque a apresentação de um protótipo demonstrando que é possível uma janela permitir a ventilação do ambiente ao mesmo tempo em que isola ruídos.
“A Norma de Desempenho das Edificações Habitacionais nos fez repensar a relação entre frestas e barulho. Moramos em um país tropical, com um clima maravilhoso, por isso o grande desafio é desenvolver um produto que proporcione simultaneamente circulação de ar e isolamento acústico”, explicou o empresário Edison Claro de Moraes, diretor da Atenuasom, durante sua palestra.
O vídeo exibido por Claro mostrou um experimento feito no laboratório de acústica da empresa, em que uma fonte sonora gerando ruídos na mesma amplitude daqueles provocados pelo motor de um jato, foi instalada em uma câmara de ensaios, ao lado de um ventilador. Duas janelas, uma delas com pequenos tubos que permitiram a passagem de ar e a outra convencional, faziam parte da envoltória da estrutura. No momento em que ambas estavam fechadas, era possível ouvir um ruído e perceber que a ventilação ocorria devido ao movimento de pequenas fitas presas dentro dos tubos da primeira janela. Entretanto, após a segunda janela ser aberta, o ruído se torna ensurdecedor, demonstrando que a primeira janela proporciona ventilação e redução acústica.
Entusiasmado com os resultados obtidos durante algumas demonstrações, o empresário fez um apelo aos presentes. “Agora precisamos de parceiros que queiram desenvolver este projeto conosco. Para criá-lo, nos baseamos em pesquisas científicas de todo o mundo, mas esta será uma solução totalmente brasileira para um problema sério, além de ser uma alternativa que cabe no bolso”, disse.
O Gerente de Desenvolvimento de Mercado da CEBRACE, Carlos Henrique Mattar, que conheceu pessoalmente o projeto no laboratório da Atenua Som, elogiou: “Tem um desempenho diferenciado, mas precisa de parceiros para ser industrializado. Os fabricantes de janelas, perfis, precisam conhecer porque é um ótimo projeto”.
Já o arquiteto Marcos Holtz disse que não conhecia o projeto: “Achei o projeto muito interessante. Promissor. Na Europa, não se estuda muito este conceito porque lá é frio e eles não abrem as janelas como aqui”.
Fabíola Rago Beltrame, consultora da AFEAL e diretora de Qualidade da Beltrame Engenharia, também gostou da idéia: “É uma oportunidade da janela de correr atender a Norma. A própria janela integrada pode usar a função dessa fresta”.
Fonte: VidroSom
Publicado: 12/11/13.