Até o dia 8 de julho estarão abertas as inscrições para o treinamento de Higiene Ocupacional, que é oferecido pelo Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Único do gênero no Brasil ministrado à distância, o treinamento é dirigido para profissionais de nível superior com interesse nas áreas de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho, e visa formar profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção e proteção ao trabalhador.
Com um total de 390 horas/aula, realizadas ao longo de um ano, o treinamento é dividido em 13 disciplinas que abordam todos os agentes físicos, químicos e ergonômicos que podem afetar a saúde do trabalhador, a legislação pertinente, além de métodos de estratégia de amostragem, avaliação e controle. Uma das disciplinas visa familiarizar e sensibilizar os estudantes sobre os riscos mais relevantes, bem como o seu gerenciamento e controle, em segmentos industriais específicos: petroquímico, elétrico, construção civil, vidreiro, químico, mineração, telecomunicações, farmacêutico, siderúrgico e metal-mecânico (montadoras).
Segundo o professor Ricardo Metzner, que apresenta os riscos e desafios da indústria vidreira, um dos principais problemas de higiene ocupacional deste ramo de atividade está relacionado à inalação da sílica, matéria-prima básica do vidro. Dependendo do tamanho das partículas, da concentração e tempo de exposição, a sílica pode causar perda progressiva da elasticidade dos pulmões, explica. A doença, chamada de silicose, não tem cura e pode ser fatal. A silicose pode debilitar o trabalhador a ponto dele ter que ser afastado do trabalho. A importância desta disciplina é justamente sensibilizar os alunos para os principais problemas do setor, mostrando a importância da adoção de medidas preventivas.
Excelência em EAD – Reconhecido pelo mercado de trabalho como o melhor do País, o treinamento em Higiene Ocupacional possui uma metodologia de ensino à distância que foi testada e aprovada por empresas como Vale, Odebrecht e Petrobras. Além de apostilas elaboradas por professores da USP, pesquisadores da Fundacentro e consultores renomados da área de higiene e segurança, o conteúdo disponibilizado na internet é igual ao de uma aula presencial. Porém, é apresentado por meio de ferramentas adequadas à web, tais como filmes-resumo (com os destaques dos pontos mais importantes de cada aula), testes online (que estimulam a memorização), questionários (que valem nota) e fórum e chats (para tirar dúvidas com tutores, docentes e compartilhar informações com colegas).
Ao ingressar no treinamento, o aluno também tem acesso a uma ferramenta inovadora de ensino: o Laboratório Virtual – um software que simula a utilização de equipamentos de medição de temperatura, ruído, iluminação, vibração, ventilação e gases.
Serviço: As inscrições para o treinamento de Higiene Ocupacional podem ser feitas até o dia 8 de julho pelo site http://www.pece.org.br. Valor: 13 parcelas de R$ 727,00 (inclui material didático). As aulas terão início no dia 3 de agosto de 2009. Mais informações: atendimento@pece.org.br ou (11) 2106-2400.
__________________________________________
ATENDIMENTO À IMPRENSA:
Acadêmica Agência de Comunicação
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo
Escola Politécnica da USP
Érika Coradin
(11) 5549-1863 / 5081-5237 / 9185-9557
academica@academicacom.com.br