Projeto do arquiteto Mauro Munhoz revela a
estrutura do Estádio Paulo Machado de Carvalho e articula seu interior
à Praça Charles Miller, em frente ao estádio.
Instalado no Estádio do Paulo Machado de
Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol inaugurado dia
29 de setembro teve projeto arquitetônico de Mauro Munhoz. O arquiteto
enfrentou o desafio de transformar o espaço sob as arquibancadas em
museu. Para a obra, que completou 13 meses, foram necessários 680
profissionais. O projeto revela a estrutura do Estádio do Pacaembu e
articula seu interior à Praça Charles Miller, construída por Severo
& Villares.
Todo o complexo do
Estádio do Pacaembu (que inclui o Museu do Futebol e a Praça Charles
Miller) ocupa 75.598 m². O pavimento térreo do Museu é de livre acesso
e articula a relação com a praça em frente. Nesse piso estão instalados
o Auditório Armando Nogueira, a Sala de Exposições Temporárias Osmar
Santos, o café-bar O Torcedor, quiosque e uma loja de souvenirs. No
segundo andar, uma passarela de madeira com guarda-corpos de vidro
oferece vista para a praça, de um lado, e para o estádio e suas
arquibancadas, do outro.
Foram recuperados, estruturalmente, sete mil metros quadrados do
Estádio do Pacaembu. Apesar de manter grande parte da estrutura
original à vista (caso das tubulações e pilares de sustentação), foi
preciso fazer intervenções, como a retirada de algumas lajes para criar
o pé-direito triplo para o hall de entrada do Museu. São três
pavimentos com 17 salas, distribuídas em 150 m de extensão.
O trajeto de visita proposto começa no saguão de entrada, que se
eleva em grande vão livre de pé direito triplo. A partir daí, o
visitante avança ao longo de dois pavimentos continuamente, em meio à
estrutura aparente, dos avessos da arquibancada. Conectando as alas
leste e oeste, no segundo andar, existe uma passarela de vidro, que é
um dos destaques do novo projeto arquitetônico.
Orçado em R$ 37,5 milhões, o Museu do Futebol é uma iniciativa do
Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria
Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo, com concepção e
realização da Fundação Roberto Marinho, em parceria com Santander,
Telefonica, Ambev, Visanet e Rede Globo.
Fonte: Da redação de AU
29/Setembro/2008