Maior centro urbano de compras da Europa, o Westfield London ostenta um impressionante átrio central, sob uma imponente cobertura de vidro ondulada, cuidadosamente posicionada para maximizar o aproveitamento da luz natural, de acordo com o movimento do sol ao longo do dia. Amplamente explorado, o vidro tem fundamental importância na redução do impacto ao meio ambiente: desde que a planta original foi aprovada, houve redução de 24% na emissão de dióxido de carbono e incorporação de padrões ainda mais elevados de eficiência de energia.
Empreendimento premiado internacionalmente, o Salvador Shopping alia o desenho arquitetônico das claraboias e fachadas transparentes ao uso de vidros duplos serigrafados, com câmara de ar herméticanos locais de insolação mais crítica. Nove coberturas curvas de vidro proporcionam transparência ao conjunto. A especificação dos vidros, que levou em conta as elevadas temperaturas de Salvador, recaiu sobre os vidros duplos Solar-E, da Pilkington. Nove coberturas curvas de vidro, projetadas com encontros de vários arcos metálicos, proporcionam transparência ao conjunto. No total, são 8,5 mil metros quadrados de área envidraçada de fachadas e coberturas, que permitem a entrada generosa de luz natural e favorecem a otimização de recursos naturais. Com estrutura de metal e vidro, a monumental escada que interliga todos os andares recebeu degraus e patamares de vidro laminado de 20 milímetros com PVB opaco.
As perspectivas de vendas para o Natal deste ano não poderiam ser mais otimistas. Estimativas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo apontam um crescimento das vendas em todo o Estado, naquele que poderá ser o melhor final de ano de todos os tempos para o varejo. Tais expectativas antecipam grande afluência aos shopping centers não só de São Paulo, mas de todo o Brasil, país que mais construiu empreendimentos desse tipo nos últimos 30 anos. Somente entre 2000 e 2007, o número de shoppings brasileiros saltou de 281 para 346 e, no últimos três anos, foram mais de 30 inaugurações. Práticos, bem iluminados e confortáveis, os shoppings se fortalecem como a opção preferida do público para as compras de Natal.
Para garantir o conforto necessário, projetos arrojados e criativos passaram a explorar superfícies envidraçadas cada vez mais extensas. Fundamentais no papel de aliar conforto e segurança para o usuário, os vidros especiais, com controle termoacústico, se firmam como o grande diferencial em coberturas e fachadas. Já a paginação dos pisos, tradicionalmente feita com peças de 40 x 40 centímetros, quase sempre em granilite, ganha inovação crescente com intervenções em desenhos curvos e geométricos e a introdução de pisos de vidro de alta resistência. Das grandes superfícies em fachadas e coberturas aos detalhes em pisos e guarda-corpos, confira nas próximas páginas de Arquitetura e Vidro algumas das inovações em aplicação do vidro em shoppings do Brasil e do mundo.
Boulevard de vidro
Nada chama tanto a atenção no Shopping Estação, em Curitiba, quanto o boulevard e a entrada, cobertos por cerca de 12 mil m² de vidro. Além de favorecer o aproveitamento da luz natural, a solução garante vista para a arquitetura da fachada dos edifícios que compõem o complexo e aproveita a plataforma de embarque da antiga estação de trem. Foram utilizados vidros laminados com 70% de reflexão para permitir a entrada da luz sem que o ambiente se aquecesse muito, reduzindo com isso o consumo de energia para iluminação sem aumentar o gasto de condicionamento de ar, afirma a engenheira Cassia de Oliveira, da Engevidros, empresa responsável pela instalação dos vidros.
Apenas em um trecho da cobertura do boulevard foi utilizado vidro transparente. Foi uma exigência da prefeitura para valorizar mais a visão da antiga estação de trem de dentro do shopping, afirma Cassia. A cobertura levou 90 dias para ser instalada completamente.
Barra Shopping Sul
Localizado entre o rio Guaíba e o Jockey Club de Porto Alegre, o Barra Shopping Sul é uma construção horizontal que ganhou arquitetura diferenciada, com amplos átrios estruturados com perfis metálicos e protegidos por vidros laminados, que permitem usufruir a paisagem do entorno. Inaugurado em novembro de 2008, o Barra Shopping Sul é o segundo maior centro de compras da rede Multiplan, perdendo apenas para seu homônimo do Rio, na Barra da Tijuca. Com coberturas e fachadas envidraçadas, o projeto conta com sete átrios monumentais, protegidos por panos de vidro, além de duas grandes claraboias horizontais e três circulares. Os espaços transparentes oferecem vista para o rio Guaíba, referencial da paisagem de Porto Alegre, ressalta o arquiteto Paulo Baruki, responsável pelo projeto.
Caixas transparentes
As fachadas ganham destaque pelo desenho e pelo contraste dos materiais empregados, como as grandes superfícies de vidro associadas aos trechos de massa texturizada. As entradas dos malls – caixas de vidro com tamanhos e desenhos variados – foram construídas com estrutura metálica, que ancora a pele de vidro structural glazing, composta por perfis de alumínio na cor branca e vidro laminado em tons de verde. Nos planos verticais das caixas, os painéis de vidro têm espessura de 16 milímetros e coeficiente de sombreamento de 0,55; nos planos horizontais, a espessura é de 12 milímetros e coeficiente de sombreamento de 0,75. Os vidros estão colados nos perfis tubulares de alumínio com silicone estrutural (junta de 18 x 8 milímetros). Esse conjunto é fixado por parafusos à estrutura metálica, que possui ancoragem para a regularização dos planos. Para as claraboias foram utilizados vidros laminados refletivos de 12 milímetros com coeficiente de sombreamento de 0,38.
Luz por todos o lados
Instaladas na cobertura do mall, três clarabóias circulares e uma linear permitem a projeção de luz natural no interior do Park Shopping Barigui, em Curitiba. Com 3 630 metros quadrados, o conjunto utilizou sistema com calhas internas para coleta de água de condensação e apoio dos vidros. Assinado pelo arquiteto Paulo Baruki, o projeto integra o novo centro comercial que vem se formando na região oeste de Curitiba e totaliza 125 mil metros quadrados de área construída.
Finalizado em outubro deste ano, como parte do projeto de extensão do shopping, o port cochere foi desenvolvido pela Hedron Engenharia. Projetado para maior conforto aos usuários, o port cochere não estava previsto no projeto original e foi elaborado de forma que se integrasse perfeitamente ao conjunto existente, afirma a arquiteta Heloisa Matias, da Hedron. A cobertura foi feita com vidro laminado verde KNT, da Cebrace (260 m²) e o revestimento dos pilares da estrutura metálica, em vidro temperado laminado serigrafado branco 12 mm (220 m²). O beneficiamento ficou por conta da paranaense Interbox. O edifício apresenta um conjunto composto por uma claraboia linear e três circulares e pisos de vidro colorido, dispostos em vários pontos do mall. As clarabóias circulares estão instaladas sobre as praças intermediárias e central, enquanto a linear percorre o teto na extensão dos corredores, produzindo ambientação diferenciada, devido à incidência tangencial e indireta da luz.
Salvador Norte
O recém-inaugurado Salvador Norte recebeu vidros de controle solar low-e insulados, fornecidos pela Glassec, nas coberturas e fechamentos de oitões. Um dos diferenciais do projeto, as passarelas são feitas em estrutura metálica, com piso em vidro multilaminado translúcido. Os guarda-corpos são estruturais, ou seja, sem pilares ou montantes, compostos apenas por vidro temperado e laminado 20 mm da Intelbox, fixado na estrutura por pinos e espaçadores em aço inox especialmente desenvolvidos, afirma a arquiteta Heloisa Mathias, da Hedron Engenharia, responsável pela instalação dos vidros no projeto.
Fonte: Revista Vidro Impresso