Tapete encharcado e chão molhado são alguns dos problemas ocasionados pela falta de um box no banheiro. Nada mais aconchegante do que tomar um banho quentinho e não precisar puxar a água com o rodo, ainda mais no inverno. Mas como escolher a peça ideal?
A designer de interiores Renata Reis, do Design da Oca, diz que os mais usados são os vidros retos com portas de correr ou abrir por se adequarem bem a pequenos espaços. Mas se a planta for favorável, ela recomenda investir num box fechado do chão até o teto. A designer Daniela Colnaghi alerta que, para isso, é preciso que a área tenha uma janela que dê para a rua ou a área de serviço. “O visual fica bem legal, simulando uma sauna.” Em relação à cor do vidro, as duas profissionais dizem que estão em alta o transparente e os tons verde, fumê e azulados.
Uma novidade ganha a preferência de quem busca um toque de requinte e modernidade. O vidro refletivo tem uma camada espelhada na face externa, refletindo os raios solares e reduzindo a passagem de calor.
Além disso, oferece maior privacidade, pois não há visão de fora para dentro, e amplia o espaço. “É a solução perfeita para banheiros integrados ao quarto”, diz Regina.
Quanto à qualidade do material, vidro temperado é mais seguro. “Caso quebre, não estilhaça”, explica Daniela. Ele pode, inclusive, ser jateado com o desenho desejado. A espessura também é importante e depende do tamanho do box. “Mas use, no mínimo, seis milímetros”, diz Daniela.
Para todos os gostos e bolsos
Dos mais sofisticados aos mais comuns, há peças lindas com preços que variam muito, geralmente cobrados de acordo com o metro quadrado. É muito importante que a espessura tenha, no mínimo, seis milímetros. Alguns profissionais recomendam entre oito e dez milímetros para evitar estilhaços caso quebrem.
Adesivos: sim ou não?
O uso de adesivos nos boxes de banheiros é um assunto que gera controvérsia entre as especialistas. Enquanto a arquiteta Karina Afonso aprova o uso para a decoração, Renata enfatiza que a gordura do banho gerada por sabonetes e xampus pode grudar no adesivo, dificultando a limpeza e danificando o adesivo. Daniela diz que o uso é permitido. “É preciso, porém, ter criatividade e escolher um desenho que deixe o ambiente divertido”, completa.
Fonte: Agência Idearia