O Banco de Leite Marly Sarney (BLH) precisa da doação de frascos de vidro com tampa plástica, itens geralmente usados pela indústria na comercialização de café solúvel. O material é utilizado para acondicionar o leite pasteurizado.
A unidade presta assistência ao bebê através do ambulatório de amamentação, que mantém um estoque para suprir as necessidades de crianças prematuras, portadoras de doenças infecciosas, com deficiência imunológica ou mesmo que apresentem intolerância a outros leites. O banco também beneficia os recém nascidos prematuros de baixo peso, que não conseguem sugar.
Atualmente, a unidade tem encontrado dificuldade para manter o seu estoque. Nos primeiros meses de 2013, o banco armazenou 166 litros de leite, sendo que seria necessário coletar, por mês, o mínimo de 150 litros.
De acordo com a gerente do BLH, Hélia Karla Agapito, o número de doadoras cadastradas também reduziu. Até o mês de março, 11 lactantes estavam no cadastro da unidade. Em abril, cinco se desligaram, reduzindo ainda mais o estoque. Para atender nossa demanda, precisaríamos de, no mínimo, 30 doadoras. Como esse é um ato voluntário, solidário e espontâneo, temos dificuldades em conseguir doação, principalmente porque algumas mulheres ainda não conhecem o BLH e têm medo que seu leite diminua, disse a gerente.
Doação
As interessadas em doar devem comparecer ao Banco de Leite portando o Cartão da Gestante ou os exames pré-natal. No local, elas recebem as orientações de como retirar e conservar o leite materno. Na unidade, ela receberá o material necessário para a coleta. Após essa fase inicial, o banco se encarrega de buscar periodicamente o leite na residência de quem doa.
Mais informações através do Disque Amamentação: (79) 3226-6335 e o (79) 3226-6337.
Fonte: G1