Em 2017, Paris terá uma pirâmide de 180 metros, 40 metros mais alta que a Grande Pirâmide de Quéops, no Egito. A Torre Triângulo será um edifício quase cristalino, uma elegante estrutura de aço e vidro fincada num parque de exposições em Porte de Versailles. Seus 50 andares contarão com escritórios, shopping, centro de convenções e um hotel com 400 quartos. O projeto de 535 milhões de euros é da incorporadora Viparis. A pirâmide de vidro é a mais nova obra da premiada dupla de arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron – autores do projeto do Estádio Olímpico de Pequim e do futuro Complexo Cultural Luz, em São Paulo. O projeto da Torre Triângulo foi aprovado na semana passada pela prefeitura de Paris. Ela terá de alterar uma lei que proíbe prédios com mais de 37 andares. A construção começará em 2012. O terreno, da prefeitura, será alugado por 80 anos à Viparis, mediante um pagamento mensal que ficará entre 2,5 milhões e 6 milhões de euros.
A Cidade Luz é um canteiro de obras desde os tempos do Rei Sol
Cansado do Louvre, em 1682 Luís XIV, construiu Versalhes. O urbanismo surgiu em Paris em 1860. O barão Haussmann rasgou as avenidas que saem do Arco do Triunfo. Hoje, são os presidentes que embelezam Paris. A Torre Triângulo é um empreendimento privado, endossado por Nicolas Sarkozy.
A Torre terá a forma de pirâmide achatada. Vista de frente, lembra os monumentos do Egito. De lado, o perfil será futurista.
Fonte: Época